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[TRFN][GML]Como criar um personagem que dê sequencia de Golpes
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[TRFN][GML]Como criar um personagem que dê sequencia de Golpes
Tutorial de Sequencia de Golpes
Vou mostrar um sistema ,que talvez possa ser útil para games e também para aprender como fazer sequencia de golpes em jogos, mas devo lembrar que este tutorial é só aprendizado e também e muito simples ^^Comecemos então com este tutorial !
Precisaremos de 4 animações diferentes de golpes diferentes.Usar som a cada golpe é opicional,mas caso use,escolha 4 sons de golpe diferente . Também peço uma certa atenção ao usar,pois no evento Create será definido a maioria das configurações.Sendo assim,vamos definir o que queremos, caso convenha editar,leia os comentários .
Coloque isto no evento Create em um execute code :
- Código:
//Configurações do combo.leia antes de editar.
combo_sound=true //caso queira que o combo não tenha som,use false .
old_spr=sprite_index; //serve para retornar a "sprite" original antes do combo .Caso não queira retornar coloque 0 no valor .
old_imsp=image_speed; //serve para retornar a "velocidade da animação" original antes do combo .Caso não queira retornar coloque 0 no valor .
old_imin=image_index; //serve para retornar a "imagem da sprite" original antes do combo .Caso não queira retornar coloque 0 no valor .
atk=0; //configura para o primeiro ataque,para evitar erros .Deve ser sempre 0,é o início .
max_atk=4; //Máximo de ataques na sequência .
seg_para_esperar=3; //Segundos que deve ser esperados entre cada sequencia de golpes.
stop_atk=false; //Fala se deve parar ou não .
stopped_atk=false; //verificação para o alarme não ficar repetindo .
combo_key="c"; //a tecla que será usada para o combo
combo_animation_image[0]="spr_golpe_1"; //defina aqui a sprite a ser usada para o primeiro golpe .
combo_animation_speed[0]="4"; //defina aqui a velocidade do golpe com um numero de 0 a 10 .
combo_animation_image[1]="spr_golpe_2"; //defina aqui a sprite a ser usada para o segundo golpe .
combo_animation_speed[1]="4"; //defina aqui a velocidade do golpe com um numero de 0 a 10 .
combo_animation_image[2]="spr_golpe_3"; //defina aqui a sprite a ser usada para o terceiro golpe .
combo_animation_speed[2]="4"; //defina aqui a velocidade do golpe com um numero de 0 a 10 .
combo_animation_image[3]="spr_golpe_4"; //defina aqui a sprite a ser usada para o quarto golpe .
combo_animation_speed[3]="4"; //defina aqui a velocidade do golpe com um numero de 0 a 10 .
// caso o som entre cada golpe esteja ativado
if(combo_sound){
snd_atk[0]=snd_1 //defina aqui o som a ser usado após 1° ataque,caso o som esteja ativado.
snd_atk[1]=snd_2 //defina aqui o som a ser usado após 2° ataque,caso o som esteja ativado.
snd_atk[2]=snd_3 //defina aqui o som a ser usado após 3° ataque,caso o som esteja ativado.
snd_atk[3]=snd_4 //defina aqui o som a ser usado após 4° ataque,caso o som esteja ativado.
}
- Código:
//verificamos então se o limite de ataques foi atingido .
if(atk-max_atk>=max_atk){
stop_atk=true;
if(old_spr=0)exit
sprite_index=old_spr;
if(old_imsp=0)exit
image_speed=old_imsp;
if(old_imin=0)exit
image_index=old_imin;
} else {
stop_atk=false;
}
if(stop_atk){
if(stopped_atk)exit;
stopped_atk=true;
alarm[0]=(40*seg_para_esperar);
atk=0
exit
};
if(keyboard_check(ord(combo_key)) and !stop_atk) {
if(!max_atk-atk<=max_atk)exit
sprite_index=combo_animation_image[atk];
image_speed=combo_animation_speed[atk];
if(combo_sound)sound_play(snd_atk[atk]);
}
- Código:
if(image_speed<=0)exit;
atk+=1
image_speed=0;
image_index=0;
Por ultimo,crie um evento Alarm>Alarm 0 é crie um execute code com este código :
- Código:
stopped_atk=0
stop_atk=0
É pronto !
Nosso sistema de combos está completo.
Agora você só precisa modifica-lo ao teu estilo.
Me falem se gostarão e avaliem este tutorial simples sendo sinceros.
Espero que possa ajudar e se houver qualquer espécie de bug,estarei a corrigir assim que possível .
t+
trfn- Warning :
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