Programação Indie
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Começando com o Construct 2
por lucasrodrix Sáb maio 05, 2012 8:51 pm

» [TRFN][BATCH+GML]Atualização de Jogo
por Kevin Qua Dez 28, 2011 9:26 am

» [TRFN][Engine]Cheats e Trapaças durante o jogo(estilo GTA San Andreas)
por trfn Sáb Dez 10, 2011 2:04 pm

» [TRFN]Novos Botões para os tópicos
por Dancity Sáb Dez 10, 2011 1:52 pm

» [TRFN][Engine]Janela personalizada sem complicações
por trfn Sáb Dez 10, 2011 1:01 pm

» [C++] Melhor Compilador.
por trfn Sáb Dez 10, 2011 12:57 pm

» [STC] Apresentando Stencyl Works
por Dancity Sáb Dez 10, 2011 11:10 am

» [Engine]Hud personalizada
por Dancity Sáb Dez 10, 2011 11:07 am

» ola pessoal.......
por trfn Sáb Dez 10, 2011 8:05 am

» [TGM] Apresentando Tululoo Game Maker
por trfn Sáb Dez 10, 2011 7:53 am

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário


[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?]

3 participantes

Ir para baixo

Aprovado [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?]

Mensagem por F. Nizzio Seg Nov 14, 2011 8:11 pm

Ir para outras partes (recomendável apenas se já leu as anteriores):
[Aula] Introdução a C++ [ Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | ... ]

Já percebi muita coisa em tutoriais de programação: eles se utilizam de um vocabulário bastante estranho e complexo o que as vezes atrapalha as pessoas no entendimento das aulas. Quero dizer, a maioria dos tutoriais quando tentam explicar algo deixam-o mais confuso ainda, e o tempo de entendimento de um simples parágrafo de lição pode levar MUITO tempo de tentativas de interpretação, compreensão. Portanto antes de mais nada quero dizer algumas coisas para vocês:
  • Para ter certeza que vocês entenderão o tutorial inteiro (ENTENDER, não COLAR) eu explicarei TUDO que eu passar para vocês, sem exceções, mas se ainda houverem dúvidas, perguntem direto no tópico do tutorial!
  • EU SEI como é frustrante tentar entender uma matéria que é dada de forma confusa e que você simplesmente não consegue entender da forma como é explicada, eu também sou estudante de programação, logo também leio tutoriais.
  • Se houver algum erro após tentar executar seu projeto, seguindo o tutorial, me digam direto no tópico do tutorial e eu responderei o que fizeram de errado (ou consertarei o tutorial, caso o erro tenha sido meu).
  • Ao final das aulas nas quais vamos programar (nessa primeira parte não iremos programar), colocarei a executável final do resultado do nosso tutorial, como demonstração de como deveria ficar.


Reforçando: farei de tudo para que vocês compreendam as aulas ao máximo, deixando poucas incógnitas de como funcionam os códigos.

Vamos começar

Introdução
Nessa primeira parte, não vamos programar. Mas se é iniciante, é altamente recomendável que leia essa parte para que não estranhe alguns termos nas outras aulas/tutoriais/partes.

Vocabulário
Variável
Provavelmente você já sabe o que são variáveis. Variáveis são um método de guardar um valor dentro de uma palavra-chave. Por exemplo:
Código:
numero_de_bolas = 8
No código acima, criamos uma variável com o nome "numero_de_bolas", que se traduz como "A variável 'numero_de_bolas' armazena o valor 8". Entretanto, não podemos declarar uma variável desse jeito. Devemos especificar se a variável que vamos criar será uma única caractere, se será um número, se será um 'verdadeiro/falso', se será um texto/frase (conjunto de caracteres), etc... para fazer isso, devemos conhecer os...

Tipos de Variáveis
Ao criar uma variável, devemos especificar que tipo de variável ela é, que tipo de valor ela carrega. Há diversos tipos de variáveis, e vamos deixar tudo limpinho pra você!

int: uma variável de tipo int armazena números inteiros. 7, 6, 4, 2, 0, -1, -5, -1000000, qualquer número que não tem vírgula.
Código:
int resposta_para_a_vida_o_universo_e_tudo_o_mais = 42;

char: uma variável de tipo char armazena caractéres únicos. a, b, c, d, A, C, Z, qualquer caractere desde que seja só um.*
Código:
char quinta_letra = "e" //PRECISA ficar entre aspas, caso contrário o valor da variável quinta_letra será o valor de outra variável.
char também pode armazenar valores numerais (entre aspas), porém eles ficarão em forma de texto, não poderão ser executados com contas matemáticas.

string: uma variável de tipo string armazena múltiplos caracteres (textos, frases), diferente de char*, que armazena somente caracteres únicos.
Código:
string trava_lingua_cliche = "O rato roeu a roupa do rei de roma";

boolean: uma variável de tipo boolean armazena se algo é verdadeiro ou falso. Existem duas maneiras de se utilizar o boolean como mostraremos abaixo.
Código:
boolean Nizzio_eh_foda = false; //Significa que a variável Nizzio_eh_foda é falsa
boolean Nizzio_eh_foda = true; //significa que a variável Nizzio_eh_foda é verdadeira
Pode ser usado também dessa forma:
Código:
boolean Nizzio_eh_foda = 0; //Significa que a variável Nizzio_eh_foda é falsa
boolean Nizzio_eh_foda = 1; //significa que a variável Nizzio_eh_foda é verdadeira

*char pode ser usado como armazenamento de vários caracteres se você o declarar dessa forma:
Código:
char MelhorEmpresaDeJogos[] = "Nintendo"
Usá-lo no lugar de string pode ser útil em algumas situações, e estritamente necessário em outras.

Finalizando
Existem outros tipos de variáveis e modificadores desses tipos, porém isso é tudo o necessário para aprendermos por agora.

Na próxima aula começaremos a programar e iremos aprender a como empregar nossas variáveis. Por hoje é só pessoal!
Nos vemos na próxima aula.

Código:
boolean Fim_da_Parte1 = true

Ir para a Parte 2


Última edição por F. Nizzio em Ter Nov 15, 2011 1:22 pm, editado 4 vez(es)
F. Nizzio
F. Nizzio

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] InILH

Mensagens : 8
Nível : 4582
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?]

Mensagem por Dancity Seg Nov 14, 2011 8:47 pm

Cara, muito interessante a sua introdução para C++
Deu pra entender bem, e ficou uma coisa bem descontraída xD
Está tudo super-bem formatado, aguardo mais aulas tão boas como esta.

Mal posso esperar os outros tutoriais ^^

EDIT: Cara, você vai explicar sobre compiladores? Bem, acho que com seus tutoriais vou começar a programar C++ mas quero saber qual é o compilador mais adequado.

Tópico aprovado!

Movido para a nova seção C & C++
Dancity
Dancity

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] InILH

Especialização : Design Gráfico
Mensagens : 46
Nível : 4639
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Brasília

https://indie.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?]

Mensagem por LucasT Ter Nov 15, 2011 3:36 pm

Muito bom tutorial Félix Nizzio!

Do jeito que explicou ficou muito fácil aprender e entender,o dificil vai ser lembrar de tudo!ASUHSAHU

Vlw por postar cara!
LucasT
LucasT

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] InILH

Especialização : Programação
Mensagens : 19
Nível : 4598
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?]

Mensagem por F. Nizzio Ter Nov 15, 2011 3:38 pm

Lucas Tabelini escreveu:Muito bom tutorial Félix Nizzio!

Do jeito que explicou ficou muito fácil aprender e entender,o dificil vai ser lembrar de tudo!ASUHSAHU

Vlw por postar cara!

aaah depois que você fica hooras trabalhando com esses bagulho tu decora SEHOESAI serio
F. Nizzio
F. Nizzio

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?] InILH

Mensagens : 8
Nível : 4582
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 1/?]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos