Programação Indie
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Começando com o Construct 2
por lucasrodrix Sáb maio 05, 2012 8:51 pm

» [TRFN][BATCH+GML]Atualização de Jogo
por Kevin Qua Dez 28, 2011 9:26 am

» [TRFN][Engine]Cheats e Trapaças durante o jogo(estilo GTA San Andreas)
por trfn Sáb Dez 10, 2011 2:04 pm

» [TRFN]Novos Botões para os tópicos
por Dancity Sáb Dez 10, 2011 1:52 pm

» [TRFN][Engine]Janela personalizada sem complicações
por trfn Sáb Dez 10, 2011 1:01 pm

» [C++] Melhor Compilador.
por trfn Sáb Dez 10, 2011 12:57 pm

» [STC] Apresentando Stencyl Works
por Dancity Sáb Dez 10, 2011 11:10 am

» [Engine]Hud personalizada
por Dancity Sáb Dez 10, 2011 11:07 am

» ola pessoal.......
por trfn Sáb Dez 10, 2011 8:05 am

» [TGM] Apresentando Tululoo Game Maker
por trfn Sáb Dez 10, 2011 7:53 am

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário


[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

4 participantes

Ir para baixo

Aprovado [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por F. Nizzio Ter Nov 15, 2011 1:16 pm

Ir para outras partes (recomendável apenas se já leu as anteriores):
[Aula] Introdução a C++ [ Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | ... ]

Bem vindo à segunda aula! Vamos repetir, pela segunda e última vez, os parágrafos abaixos, para quem não leu a primeira parte (já conhecia os tipos de variáveis):

Já percebi muita coisa em tutoriais de programação: eles se utilizam de um vocabulário bastante estranho e complexo o que as vezes atrapalha as pessoas no entendimento das aulas. Quero dizer, a maioria dos tutoriais quando tentam explicar algo deixam-o mais confuso ainda, e o tempo de entendimento de um simples parágrafo de lição pode levar MUITO tempo de tentativas de interpretação, compreensão. Portanto antes de mais nada quero dizer algumas coisas para vocês:
  • Para ter certeza que vocês entenderão o tutorial inteiro (ENTENDER, não COLAR) eu explicarei TUDO que eu passar para vocês, sem exceções, mas se ainda houverem dúvidas, perguntem direto no tópico do tutorial!
  • EU SEI como é frustrante tentar entender uma matéria que é dada de forma confusa e que você simplesmente não consegue entender da forma como é explicada, eu também sou estudante de programação, logo também leio tutoriais.
  • Se houver algum erro após tentar executar seu projeto, seguindo o tutorial, me digam direto no tópico do tutorial e eu responderei o que fizeram de errado (ou consertarei o tutorial, caso o erro tenha sido meu).
  • Ao final das aulas nas quais vamos programar, colocarei a executável final do resultado do nosso tutorial, como demonstração de como deveria ficar.


Reforçando: farei de tudo para que vocês compreendam as aulas ao máximo, deixando poucas incógnitas de como funcionam os códigos.

Vamos começar!

Introdução
Na segunda parte das nossas aulas, vamos programar, finalmente! Tentarei fazer esse tutorial de forma diferente, de forma que vocês os entendam por completo (não quero ver gente programando algumas linhas por obrigação, sem saber para que serve).
Queria avisar que nós vamos programar coisas e o que nós fizermos aparecerá no console do windows, e para fazer aplicativos com imagens, janelas do windows, aplicativos gráficos, precisariamos de muito mais linhas. Porém, esse é um ótimo começo, e pelo console você pode fazer muita coisa bacana também!

Programando
Crie um novo projeto em branco (Geralmente é File/Arquivo > New/Novo > Project.../Projeto... > Blank Project/Projeto Vazio) e escreva o seguinte:
Código:
int main(){
    return 0;
}
Mas afinal, o que é isso?

Classes
Programação em C++ é constituido de classes. Você deve não saber ainda o que é uma classe: uma classe é como um objeto no nosso programa. main() é uma classe, TODO programa precisa dela porque ela é a classe principal, é como se fosse a raiz do nosso programa, onde tudo acontece. Nessa primeira parte, não vamos aprender a criar nenhuma classe diferente da main(), pois não vamos precisar de nada além da nossa classe principal. Lembre-se que é completamente necessário que main seja escrito com letra minuscula e que seja int. Precisa ser int pois, como pode ver, dentro dela está retornando um numeral '0', significando que o código está limpo, e se algum erro acontecer ele retornará um número diferente de zero, podendo o sistema possivelmente identificar o problema.

Ou seja, o main() é onde tudo acontece no nosso programa.
Agora vamos fazer algo acontecer no nosso programa! Vamos escrever "Ola mundo! Esse e o meu primeiro programa C++!". Lembre-se de que você não pode usar acentos numa string (conjunto de caracteres, texto,) normalmente, caso contrário aparecerá errado. Digite o seguinte dentro do main(), acima do return 0;
Código:
printf("Ola mundo! Esse e o meu primeiro programa C++!");
Lembre-se de colocar o ponto-e-vírgula, que é necessário após toda função.
Mas essa função ainda não é válida ao nosso programa. Por que? Porque ela pertence a uma biblioteca de funções, e nós não incluímos essa biblioteca ao projeto.

Bibliotecas
A maioria das linguagens de programação são compostas por bibliotecas que guardam série de funções que podem ser utilizadas somente ao incluir essas bibliotecas ao projeto. Digamos assim: você usa uma função que o programa não conhece, como fazer ele "entender" essa função? Incluindo a biblioteca a qual a função pertence para que ele compreenda a função e possa usá-la. Sem bibliotecas, você pode fazer muita pouca coisa, a programação fica altamente limitada. Ou seja, bibliotecas são como grupos de funções divididos.
Mas porque o programa não inclui todas as bibliotecas automaticamente? Assim poderiamos usar todas as funções de todas as bibliotecas sem problema nenhum!
R.: Porque dessa forma o programa ficaria muito mais pesado do que deveria ser. É por isso que esse negócio de bibliotecas é bom: 'divide' as funções de forma que você só inclua ao projeto as que vai usar.

A função printf() pertence à biblioteca stdio.h, e para incluir essa biblioteca ao projeto é muito simples: coloque o seguinte antes do main():
Código:
#include <stdio.h>
Ao incluir essa biblioteca, você poderá usar todas as funções que ela possui (http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/).
Se você tentar compilar e executar o projeto agora, você só verá o seu programa abrindo e fechando imediatamente, e para impedir que isso aconteça, devemos colocar algo que "segure" o programa:
Código:
getchar();
Adicione isso logo acima do return 0;, o que ele fará?
Ele esperará que o usuário aperte algum botão antes que o programa feche. Simples e eficiente.

Finalizando
Compile e rode o aplicativo agora, e parabéns pelo seu primeiro programinha no C++! Na próxima aula, aprenderemos a fazer contas matemáticas via console.

Espero que tenham entendido tudo, caso contrário, é só perguntar aqui neste tópico.
Nos vemos na próxima aula, abraços!
F. Nizzio
F. Nizzio

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Mensagens : 8
Nível : 4582
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por Dancity Ter Nov 15, 2011 1:27 pm

Como eu disse pra você, graças aos seus tutoriais vou tomar coragem e tentar aprender a programar em C++. Por enquanto acho que tá tranquilo, você explica muito bem!

Parabéns cara, aguardo mais aulas o/
Tópico Aprovado.
Dancity
Dancity

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Especialização : Design Gráfico
Mensagens : 46
Nível : 4639
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Brasília

https://indie.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por LucasT Ter Nov 15, 2011 3:33 pm

Outro tutorial muito bom Nizzio!

Deu pra entender tudo!
Só uma duvida:

Da pra eu adicionar bibliotecas no compilador,antes de executar o programa,pra ele já reconhecer as funçoes?
Se nao entender eu explico melhor.
LucasT
LucasT

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Especialização : Programação
Mensagens : 19
Nível : 4598
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por F. Nizzio Ter Nov 15, 2011 3:39 pm

Lucas Tabelini escreveu:Outro tutorial muito bom Nizzio!

Deu pra entender tudo!
Só uma duvida:

Da pra eu adicionar bibliotecas no compilador,antes de executar o programa,pra ele já reconhecer as funçoes?
Se nao entender eu explico melhor.

não entendi SAEIUHOESAUHEOSAIU
F. Nizzio
F. Nizzio

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Mensagens : 8
Nível : 4582
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por LucasT Ter Nov 15, 2011 4:30 pm

Vo explicar melhor:

Quando você adiciona uma biblioteca por código,como por exemplo:
Código:

#include <stdio.h>

Ao digitar as funçoes da biblioteca,elas nao ficao com cor de funçao,certo?

Teria como,adicionar as bibliotecas,de um jeito que elas já ficassem com a cor de funçao?
LucasT
LucasT

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Especialização : Programação
Mensagens : 19
Nível : 4598
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por F. Nizzio Ter Nov 15, 2011 4:56 pm

Lucas Tabelini escreveu:Vo explicar melhor:

Quando você adiciona uma biblioteca por código,como por exemplo:
Código:

#include <stdio.h>

Ao digitar as funçoes da biblioteca,elas nao ficao com cor de funçao,certo?

Teria como,adicionar as bibliotecas,de um jeito que elas já ficassem com a cor de funçao?

nenhuma função fica com cor de função, mas creio que alguma IDE faça isso
F. Nizzio
F. Nizzio

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Mensagens : 8
Nível : 4582
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por TGNF Ter Nov 15, 2011 5:15 pm

Muito bom tutorial, embora eu já sabia quase tudo isso, você deu umas explicações que me ajudaram a compreender melhor.
Só uma pergunta, que dica você me daria de alguma IDE que programe em C++? Me disseram que a Dev não é muito boa.
TGNF
TGNF

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Mensagens : 14
Nível : 4588
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por F. Nizzio Ter Nov 15, 2011 5:32 pm

TGNF escreveu:Muito bom tutorial, embora eu já sabia quase tudo isso, você deu umas explicações que me ajudaram a compreender melhor.
Só uma pergunta, que dica você me daria de alguma IDE que programe em C++? Me disseram que a Dev não é muito boa.

Realmente, Dev-CPP não é muito bom, ele atualmente funciona bem só como quebra-galho.
Visual C++ deve ser bom, uso o Visual C# 2010 Express pra programar em C# e para C++ deve ser o mesmo esquema.
Code::Blocks é bastante famoso, porém às vezes pode se apresentar dificuldades ao configurar ele.
Netbeans com suporte C++ também ouvi falar bastante.
KDevelop.
Eclipse.

Mas vai do seu gosto.
F. Nizzio
F. Nizzio

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Mensagens : 8
Nível : 4582
Data de inscrição : 14/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por Dancity Ter Nov 15, 2011 6:31 pm

Pelo que eu vi o Visual C++ 2008 também é um Compilador.
Pode ser baixado gratuitamente no baixaki:
http://www.baixaki.com.br/download/visual-c-2008-express-editions.htm
Dancity
Dancity

Warning :
[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] LE2gw0 / 1000 / 100[C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?] InILH

Especialização : Design Gráfico
Mensagens : 46
Nível : 4639
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : Brasília

https://indie.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado Re: [C++][Aula] Introdução a C++ [Parte 2/?]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos